top of page

Equipe Inclusive

Somos uma equipe interdisciplinar focada no atendimento especializado e individualizado, prezando pela inclusão do indivíduo na sociedade como um todo.

clinica-inclusive-ribeirao-preto-logo

Fonoaudiologia

equipe-2-sabrina.png

Sabrina Fontanesi

Fonoaudióloga

Fga. Dra. Sabrina Fontanesi, fonoaudióloga atuante em Seletividade Alimentar e Transtornos de fala/linguagem, referência em Seletividade na região de Ribeirão Preto/SP. É formada pela Universidade de São Paulo – FMRP (2008). Possui mestrado em educação especial (UFSCar) e doutorado em psicobiologia (USP-RP). Realiza Atendimento Clínico e supervisão junto com uma equipe interdisciplinar. Terapeuta Prompt e formação SOS Approach feeding.

Mariane Nardezi Ciciliato

Fonoaudióloga

Fga. Mariane Nardezi Ciciliato
- Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FMRP-USP;
- Aprimoramento (em contexto hospitalar e ambulatorial) na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP;
- Terapeuta PROMPT nível I;
- Formação básica SOS Approach to Feeding (dificuldades alimentares);
- PECS básico (sistema de comunicação alternativa por troca de figuras);
- Therapy Taping;
- Teste da Linguinha, entre outros.
Atuação na APAE em Tambaú-SP durante 9 anos e em clínica há mais de 10 anos, com crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

equipe-4-mariane.png
equipe-3-gislaine.png

Gislaine Folha

Fonoaudióloga

Fga. Dra. Gislaine Folha
- Graduada em Fonoaudiologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP;
- Docente na Universidade Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP;
- Aperfeiçoamento em atendimento a pacientes com necessidades especiais pela FORP-USP; - Aperfeiçoamento em Interação entre Fonoaudiologia e Ortodontia pela FORP-USP;- Especialista em Motricidade Orofacial pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia;
- Mestrado e Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP;
- Mobilidade Internacional na Universidade Degli Studi de Milano (Milão-Itália);
- Therapy Thaping avançado; - Formação avançada em Multidimensionalidade da e atualizações da fluência da fala pelo Instituto Brasileiro de Fluência. - Atuou como fonoaudióloga clínica na área de linguagem e fluência de fala no Centro Integrado de Reabilitação (CIR – HERP - USP) e como fonoaudióloga hospitalar no Hospital Estadual de Serrana ( (FAEPA – HCFMRP-USP)

Ana Tereza de Araujo

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, realizou o projeto de conclusão de curso com o título “Dificuldades de Alimentação em crianças e adolescentes com epilepsia”

Cursos realizados:
Estágio Prático em Seletividade Alimentar. Atuação Fonoaudiológica: da Amamentação a Introdução Alimentar. Curso online de seletividade alimentar, organizado pelo CBI of Miami.


Curso online de Terapia para Apraxia de Fala - Exclusivo para Fonoaudiólogos.
Curso online Desvendando os Freios Orais.

Congresso Brasileiro de Freios Orais e Amamentação

equipe-14-ana-tereza.png
equipe-7-camila.png

Camila Melo Cavasini

Fonoaudióloga

Camila Melo Cavasini, graduada há 11 anos em fonoaudiologia pela Universidade de Franca. Tenho formação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Prompt I e Bridging, em fase final de conclusão do curso de Aprimoramento em Apraxia de fala na Infância (ABRAPRAXIA) e pós graduanda em fonoaudiologia no Transtorno do espectro autista (TEA).Minha área de atuação é a estimulação precoce, seletividade alimentar e os atrasos no desenvolvimento infantil com ênfase em avaliação e intervenção no TEA.

Bárbara Alves dos Santos

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialização em Atenção Integral à Saúde pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP USP). Aprimoramento em Transtornos Motores de Fala (FOCUS cursos).

Cursos realizados:

PROMPT Nível I; Curso de extensão: Transtornos da Linguagem na Infância; Terapia fonoaudiológica para Apraxia de Fala na Infância; Curso “Além da Dislexia”.

Atuação no tratamento das Dificuldades e Transtornos do neurodesenvolvimento (linguagem/fala/aprendizagem) em crianças e adolescentes.

equipe-17-barbara-alves-dos-santos.png
equipe-18-beatriz-alves-martins.png

Beatriz Alves Martins

Fonoaudióloga

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade de Franca – UNIFRAN (2016), Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e Atrasos do Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem – LAHMIEI - UFSCar (2022). Com formação em sistemas de comunicação alternativa aumentativa como PECS, PODD e Core Words e cursos nas áreas de transtorno da linguagem, apraxia de fala na infância, motricidade orofacial, seletividade alimentar, adaptação curricular, gestão de comportamentos inapropriados, treino parental e no modelo DENVER – ESDM de intervenção precoce.

Beatriz Totti Genari

Fonoaudióloga

Fonoaudióloga da Linguagem Infantil. Com experiência de 4 anos em TEA, Paralisia Cerebral e outras alterações do desenvolvimento.
Graduação em Fonoaudiologia Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo - (2015-2018)
Especializada em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual CBI OF MIAMI - (2019-2021)
Aprimorada em Linguagem Infantil PG SAÚDE - (2021)
Formação Conceito Bobath – Pediátrico CERN - (2020-2021)
PROMPT - Nível 1 THE PROMPT INSTITUTE - (2021)
Formação Fonoaudiologia Neurofuncional Fonoaudiálogo- (2020)
Aprimoranda em Transtornos Motores da Fala Focus Cursos- (2022 - atual)

equipe-19-beatriz-totti-genari.png

Fisioterapia

equipe-21-mariana-onofri.png

Mariana Onofri

Fisioterapeuta

Fisioterapeuta Mariana Sedano Onofri (Crefito 3 – 241015-F), atuante na área de neuropediatria, intervenção precoce e Transtorno do Espectro Autista. Formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP –USP) em 2016, fez especialização em intervenção precoce pela UFSCAR (2016), Bobath Básico Pediátrico (CERN, 2021), Curso avançado de conceito Bobath combinado com Integração Sensorial (CERN 2022), Kinesio taping (2018), Pilates Clínico-funcional (IPES, 2019).

Mayra Cavenague de Souza 

Fisioterapeuta

Fisioterapeuta Mayra Cavenague de Souza atuante em neuropediatria, intervenção precoce e Transtorno do espectro autista. Graduada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2018). Realizou aprimoramento em Intervenção Precoce na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2018), Especialista em intervenções em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). Treinamento no protocolo de terapia intensiva PediaSuit (2018), Curso básico de integração Sensorial –Ludens (2019). Curso Básico Pediátrico Baseado no Conceito Bobath (2021).

equipe-20-mayra.png
equipe-5-patricia.png

Patricia T. Cologna Iucif 

Terapeuta Ocupacional

T.O. Patricia T. Cologna Iucif é terapeuta ocupacional atuante na área de neuropediatria, integração sensorial e seletividade alimentar. É formada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e possui mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMRP-USP.
Foi professora no curso de terapia ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e atualmente realiza atendimento clínico junto à uma equipe interdisciplinar, supervisões e ministra curso na área de Seletividade Alimentar.
Possui Certificação internacional em Integração Sensorial , Conceito neuroevolutivo Bobath (pediátrico e baby), Protocolo Therasuit, eletroestimulação e formação no SOS Approach feeding.

Thaciana F. de Carvalho

Terapeuta Ocupacional

T.O. Thaciana Fioravante de Carvalho é terapeuta ocupacional atuante na área de neuropediatria, integração sensorial e seletividade alimentar. Graduada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP USP. Fez Residência em Reabilitação Física pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. Implantou o serviço de Terapia Ocupacional no Hospital Netto Campello - São Francisco em Sertãozinho. Atualmente é terapeuta ocupacional no Centro de Reabilitação do HC Ribeirão na área de neuropediatria.
Possui formação em Integração Sensorial baby e básica; formação em Eletroestimulação; formação em Contensão Induzida e Kinesio Tapping.
É supervisora do programa de Aprimoramento em T.O. aplicada à Neurologia do HC Ribeirão Preto e supervisora dos estágios da USP-RP no curso de Terapia Ocupacional.

equipe-8-thaciana.png

Terapia Ocupacional

equipe-9-anna.png

Anna Carla de A. Antoniassi

Terapeuta Ocupacional

Graduada pela Universidade de Uberaba e pós graduada em Intervenção em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Carlos. Possui formação no Conceito Bobath Pediátrico, Curso Básico em Seletividade Alimentar, PECS, Therapy Taping, TO em Contexto Escolar e está cursando a Certificação Internacional em ISA - CLASI. É Terapeuta Ocupacional de um escola de educação infantil na cidade de Ribeirão Preto há 8 anos e atua também nos distúrbios do desenvolvimento, dificuldades alimentares, alterações neuromotoras e dificuldades na escrita.

Rafaela Pereira Silva

Terapeuta Ocupacional

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em Atenção Integral à Saúde pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. 
Cursos: 
Juventudes e Participação Social pela FIOCRUZ. Curso online básico de integração sensorial, organizado pela CBI of Miami. Curso online de alfabetização. Curso seletividade alimentar: da avaliação ao tratamento pela clínica inclusive.

equipe-23-rafaela-pereira-silva-.png
equipe-12-karen-arrais.png

Karen Crunível Arrais

Terapeuta Ocupacional

Karen Cruvinel Arrais, terapeuta ocupacional graduada pela FMRP-USP (2008), com pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2020) e em ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos do Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem pela UFSCAR - Instituto Lahmiei (2021). Possui certificação internacional em Integração Sensorial de Ayres pela CLASI (2022) e workshop introdutório ESDM Oficial- Modelo Denver de Intervenção Precoce (2022).
Experiência clínica com público infantil com atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, especialmente TEA, como supervisora e com orientação parental.
Atuante nas áreas de integração sensorial, habilidades acadêmicas, transtorno do espectro autista e atrasos no desenvolvimento infantil.

Psicologia

Fernanda Sampaio

Psicóloga

Fernanda Sampaio Psicóloga formada pela Unaerp/Rp crp: 06/74992, Pós graduação: Especialização em Terapia cognitivo Comportamental (TCC) da infância e adolescência pelo ITC, Instituto de Terapia Cognitiva de São Paulo. 
Especialização em Psicoterapia Analítica Junguiana, pelo IPAC (Campinas)
Aprimoramento em Intervenção Precoce e Deficiência Intelectual, Curso introdução a  Análise do comportamento ABA pelo Psicolog RP, Curso VB Mapp, ensino do comportamento verbal, (Celso Goyos UFSCar), Curso de Introdução à Biodança (teórica e prática, pela Usp, RP), Em formação no curso Método Denver de  intervenção precoce (ESDM) em autismo, pela Universidade da California, em Davis, EUA, Curso de Seletividade Alimentar pela Clínica Inclusive. Atuou como psicóloga na APAE- RP por 14 anos, atualmente atende e supervisiona na clínica Inclusive de RP.

equipe-6-fernanda.png
Rebecca.png

Rebeca Cristina de Oliveira

Psicóloga

CRP 06/137951

Graduada pela Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto). Possui mestrado em Psicologia com foco em Saúde e Desenvolvimento pela USP. Desenvolve pesquisas sobre parentalidade, intervenções para fortalecer relações familiares e desenvolvimento da criança junto ao Laboratório de Pesquisa em Prevenção de Problemas de Desenvolvimento e Comportamento da Criança (FMRP - USP). Tem experiência na área de desenvolvimento infantil, intervenções parentais e orientação de pais. Realiza atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos.

Adrielle Olian

Psicóloga

Adrielle Olian CRP 06/160749 formada pela UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP, Pós graduada em Neuropsicologia (Metropolitana). Especialista em Neuropsicologia.
Curso Intervenção Precoce na deficiência intelectual.
Curso Psicologia Hospitalar (PSICOLOG)..
Curso Avaliação Psicologia Infantil no Transtorno do Espectro Autista (TEAPI)
Curso Online Imersão na API Avaliação Psicológica Infantojuvenil, Gestão de consultório e Captação de clientes. (Camila Costa).
Curso e estágio Prático em Seletividade Alimentar. (Clinica Inclusive).
Tem experiência na área de desenvolvimento infantil, grupos terapêuticos e orientação de pais.  Realiza atendimentos individuais e multiprofissionais a crianças e adultos com deficiência física e/ou intelectual. Faz atendimento clinico com crianças, adolescentes e adultos.

equipe-25-adrielle-olian.png
equipe-26-miriane-spaca.png

Miriane Spaca

Psicóloga

Miriane Spaca Psicóloga Analista do Comportamento, formada pela UNIP (São José  do Rio Preto) CRP: 06/120704, pós-graduação: ABA: Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e de Linguagem (Instituto Lahmiei, UFSCar), participação como ouvinte no VII Congresso Mundial de Terapia Cognitivo Comportamental no Peru, curso de Capacitação do Transtorno do Espectro Autista: do Diagnóstico à Intervenção (GEATA), curso de Acompanhamento Escolar para Crianças com TEA (Fundação Panda), participação como ouvinte do I Congresso Nacional da ACBr: ABA para o Autismo e Desenvolvimento Atípico em São Paulo. Em formação nos cursos de Intervenção Precoce em Crianças Autistas Baseada no Modelo Denver - Introdutório (PG Saúde Cursos e Treinamentos) e Curso de Seletividade Alimentar: da Avaliação ao Tratamento (Clínica Inclusive).

Musicoterapia

Beatriz Borges Corrêa de Paiva

Musicoterapeuta

Musicoterapia: Unaerp - 1998
Terapia Corporal Neorreichiana: Instituto Lumen Ribeirão Preto - 2009.
Curso de extensão para atendimento de crianças e adolescentes em Psicoterapia Corporal Neorreichiana: Instituto Lumen Ribeirão Preto - 2011.
Psicossomática: Instituto Lumen Ribeirão Preto - 2013.
Análise Bioenergética (CBT): Instituto Lumen Ribeirão Preto - 2010 a 2016, pela Sociedade de Análise Bioenergética Lumen Ribeirão Preto - SP, associada ao IBA - The International Institute for Bioenergetic Analysis. 
Curso de Atualização Latino - Americano em Família: Instituto Libertas - 2020 e 2021.  
Curso Intensivo de Psicoterapia Corporal para crianças e adolescentes: com  Brasilda Rocha (2020 a 2022).
Formação em Terapia Familiar Sistêmica com enfoque na Análise Bioenergética (2021 a 2023).
Atuação
Atendimento clínico desde 1998, individual e em grupo. 
Atende crianças, adolescentes, adultos e famílias (orientação parental e terapia de casal).

equipe-10-beatriz.png

Psicopedagogo

rochelle.png

Rochele de C. A. Mancuzo

Psicopedagoga

Graduada em Letras e Mestranda pelo programa de pós-graduação em Psicologia, pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP.
Graduação em Pedagogia, com experiência na atuação escolar de Educação Infantil (programa bilíngue).
Pós-Graduação em Psicopedagoga Clinica e Institucional, com foco no atendimento infantil.
Formação em Psicoterapia Infantil Analítica Junguiana, pelo Instituto Ânima de Estudos, de Ribeirão Preto.
Formação no método Multigestos para alfabetização; e em Alfabetização na Apraxia de fala.
Especialista em desenvolvimento e educação infantil; inclusão escolar e ensino de crianças no espectro autista, com síndromes, deficiência intelectual e transtornos de aprendizagem. 
Experiência como Orientadora Pedagógica de adolescentes e pais.

Intensivo ABA

Maria Rafaela

Psicóloga

Psicóloga Maria Rafaela Fernandes de Morais atuante em intervenção precoce com ênfase no Transtorno do Espectro Autista. Graduada na Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (2016). Realizou Especialização em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao transtorno do Espectro Autista e outros transtornos do desenvolvimento pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Atualmente é Mestranda do Programa de pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. Realiza atendimento clínico, treinamento de equipe terapêutica ABA e Supervisão em ABA. Possui vasta experiência em intervenção precoce para crianças com TEA e TDAH, avaliação, construção de Plano de Ensino Individualizado para terapia ABA e orientação parental e escolar.

equipe-27-maria-rafaela.png
equipe-30-larissa.png

Larissa Maria da Silva

Psicóloga

-    Experiência em atendimentos na análise do comportamento desde a graduação.
-    Aplicação de programas em crianças com desenvolvimento atípico por meio da metodologia ABA (Análise do Comportamento Aplicada)
-    Experiência com condução de grupos, aplicação de técnicas grupais e de intervenções desde a graduação até experiências profissionais.
-    Durante o estágio no SCFV, foi criado um recurso com o intuito de promover o respeito entre as criança e que foi utilizado por todo o serviço
-    Na Lapônia Volvo foi realizado um manual para os futuros jovens aprendizes para que fosse facilitado o processo de aprendizagem
-    Na ACBEU foi realizada a organização de diversos eventos culturais como palestras e oficinas

Rebeca Soares Principe Viziol

Psicopedagoga

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP, Psicopedagoga clínica pelo Programa de Aprimoramento Profissional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- FMRP, Pós-graduada em na Universidade Federal de São Carlos- UFSCar em Análise do Comportamento aplicada ao autismo, atrasos do desenvolvimento intelectual e de linguagem, pós-graduanda em MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo- USP. Coordenadora do curso de Pós-Graduação “Atenção Multiprofissional no TEA”- Instituto LG e PUC-Goiás. Trabalha desde 2016 com educação especial, ênfase em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), realizandos atendimentos clínicos e escolares, além de supervisão de casos em Análise do Comportamento Aplicada. Atualmente é terapeuta ABA na Clínica Inclusive em Ribeirão Preto.

equipe-30-rebeca-soares-principe-vizioli.png
equipe-29-julia-mariussi-redigolo.png

Júlia Mariussi Redigolo

Discente em Psicologia

Cientista Social pela UNESP, graduanda do oitavo período de Psicologia da UNIP, experiência na área de Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Acompanhamento Terapêutico Escolar.

Psicopedagogo

Maria Carolina Achcar

Nutricionista Infantil

Nutricionista Infantil – atuante na intervenção nutricional/ terapia alimentar em Seletividade Alimentar e Educação Nutricional Infantil.
Mestra pelo Programa Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.
Doutoranda e Pesquisadora do “Projeto LioNeo ” (HC Criança FMRP-USP) financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e CNPQ.
Aperfeiçoamento em Nutrição Pediátrica na Prática Clínica na FMRP-USP.
Graduada em 2003 pela Universidade Federal de Ouro Preto - MG.

equipe-12-maria-caroline.png
bottom of page